6 benefícios de aprender virtualização em nuvem

Virtualização em nuvem

Por meio da virtualização de servidores você consegue otimizar tarefas e, consequentemente, resultados. Por isso, essa é uma das principais apostas do mercado, cada vez mais, demanda profissionais que saibam detalhadamente os processos da virtualização em nuvem.

Implementar essa metodologia de trabalho traz vantagens não somente para o setor da tecnologia da informação de um negócio, como para os demais departamentos. 

Abaixo você fica por dentro dos principais benefícios da implementação da virtualização em nuvem e porquê esse conhecimento precisa estar no seu portfólio de atuação enquanto profissional de TI. 

Benefícios de aprender virtualização em nuvem 

1) A virtualização em nuvem é uma solução com maior segurança 

Não é de hoje que alternativas são elaboradas com o objetivo de barrar a sofisticação dos cibercrimes.

A virtualização em nuvem tem a capacidade, por meio de firewalls virtuais, de limitar o acesso de dados e garantir maior segurança à rede. 

2) A virtualização em nuvem permite a gestão de crises

Quando há algum dano, falha ou cibercrime sob um servidor físico, as reparações desse recurso podem levar muito tempo. 

Por isso, contar com um sistema que esteja integrado por meio da virtualização em nuvem permite mais flexibilidades às empresas e mobilidade para, enquanto o hardware é analisado, os demais servidores continuem funcionando e, até mesmo, dando suporte à essa situação. 

Diante disso, o gerenciamento de crises é mais eficiente e assertivo. 

3) A portabilidade é garantida

Esse é um dos benefícios que demonstra a importância de se ter um conhecimento técnico sobre a virtualização em nuvem e sobre os softwares de virtualização

Na virtualização em nuvem as empresas passam a gastar menos tempo e esforço com manutenções de máquinas físicas, e podem gerir seus servidores com times alocados em qualquer lugar (desde que eles tenham sido previamente autorizados). 

Assim, além de ser mais rentável para os negócios, as vagas relacionadas à área superam as antigas barreiras geográficas e podem ser mais frequentes. 

Portanto, estar capacitado para esse novo contexto é uma das obrigações dos profissionais que desejam se destacar nos próximos meses e anos. 

4) Possibilita a execução de testes sem parar os sistemas 

A virtualização em nuvem é responsável por integrar várias máquinas a um sistema e, ainda assim, assegurar as individualidades de cada equipamento. 

A consequência dessa característica é que as máquinas virtuais, embora conectadas, trabalham de forma individual permitindo mais controle para seu desenvolvimento e testes. 

É a partir dessa condição que desenvolvedores podem operar em uma máquina sem influenciar a outra, otimizando tempo e resultado. 

5) É uma solução sustentável 

Sabendo que a virtualização em nuvem não requer a existência de múltiplos servidores físicos, percebemos que esse é um avanço da tecnologia que preconiza a sustentabilidade e as diretrizes ecológicas das empresas. 

As necessidades de servidor em um sistema de virtualização em nuvem, como manutenção, troca, pegada de carbono, se tornam muito menores. 

Uma vez que há menos máquinas físicas, há também menor necessidade de gasto de energia. O que torna essa solução mais ecológica. 

6) Destaca os profissionais que dominam a área

Por ser uma tecnologia que permite tantos benefícios e vantagens competitivas às empresas, a virtualização em nuvem é uma das grandes tendências da tecnologia da informação. 

Várias organizações estão em busca de soluções que ofereçam mais segurança, adequação às legislações sobre a rede, e garantam rentabilidade ao seu dia a dia. 

Dessa forma, a especialização em virtualização em nuvem e no conhecimento dos softwares de virtualização pode significar um ponto de transformação na sua carreira. 

A ESR possui um treinamento que é referência neste tema, em parceria com a conceituada Ascend

Com sede nos Estados Unidos, a Ascend Education desenvolve capacitação completa de 

TI e conta com anos de experiência prática nos campos de treinamento técnico e de certificações.

Para o curso “Virtualização de Servidores Online (EaD)“, ESR e Ascend focam na apresentação de conceitos e das boas práticas da virtualização de servidores, para que o aluno domine como funciona a virtualização, o papel e a função de um hipervisor, o papel e a função de uma máquina virtual e como funcionam as redes virtuais. 

Os participantes do treinamento terão acesso também às principais soluções de virtualização do mercado, com laboratórios práticos das soluções da Vmware e Microsoft, realizando a configuração das ferramentas existentes, criando e configurando máquinas virtuais e explorando seus recursos. Também são abordados os conceitos da virtualização em nuvem.

Gostou? 🚩 Inscreva-se aqui

———————————————–

Como vimos acima, são inúmeros os benefícios de aprender os detalhes da virtualização em nuvem – desde mais oportunidades no mercado de trabalho até a garantia de soluções mais rentáveis para o seu ou o negócio em que você é colaborador

Esse foi um tema de seu interesse? Continue conosco e aprofunde seu conhecimento sobre os principais softwares de virtualização de sistemas

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários