Os processos estão presentes em diversas áreas do cotidiano, a todo tempo, desde questões mais complexas às mais simples, como acordar e se preparar para o trabalho. Para executá-los adequadamente, é necessário estabelecer um planejamento, observando, na prática, o que dá certo ou não.
De forma geral, podemos compreender o gerenciamento de processos de negócios como o conjunto de técnicas, metodologias e ferramentas para monitorar e otimizar os processos das organizações. Ele terá o apoio da governança da empresa e das demais áreas funcionais, como a tecnologia da informação.
A abordagem também é chamada Business Process Management (BPM) e tem o objetivo de reunir informações densas sobre como uma empresa realiza os seus processos. Por isso, encontra-se em uma seara para além da gestão simples de projetos. Na prática, a metodologia propõe a realização do controle das atividades realizadas pela empresa e do seu fluxo, assim como evidencia o encadeamento de tudo o que é executado dentro do negócio.
Dessa forma, o BPM se adapta muito bem às demandas do novo contexto de mercado, o qual possui características complexas, como alta concorrência, novos canais e tecnologias, uma regulação robusta e clientes mais conscientes dos seus direitos e do seu poder de escolha, além de mudanças culturais significativas. Isso ocorre porque todos esses elementos impactam, em maior ou menor escala, as formas e os processos de trabalho, tanto nas camadas estratégicas e táticas quanto nas operacionais, o que demanda outras articulações de líderes e gestores.
Portanto, o Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM) refere-se à utilização de técnicas, ferramentas, pessoas, insumos, resultados e procedimentos para tornar as operações das empresas eficazes e eficientes.
Sabendo da importância do tema, a Escola Superior de Redes (ESR), em parceria com a DinsmoreCompass, apresentou, recentemente, o seu novo webinar gratuito, “Processos de negócios”. Vamos compilar os principais pontos desse evento on-line a seguir.
❗ Você também pode gostar – 5 desafios comuns de projetos de rede e como os profissionais de TI podem driblá-los |
Qual a importância dos processos?
As organizações funcionam baseadas nos seus processos, sejam eles tácitos ou estruturados. Por isso, a atuação por meio de um gerenciamento de processos de negócios é tão essencial.
De acordo com o webinar mencionado anteriormente, os maiores motivadores para uma empresa trabalhar com gerenciamento de processos de negócios estão associados à necessidade que esses empreendimentos têm de economizar recursos, reduzir o custo da sua operação e aumentar a produtividade.
Além destes, existem outros exemplos que estimulam a adoção da abordagem, como a melhoria da satisfação do cliente, por meio da manutenção, do aprimoramento e de incrementos de produtos e serviços ou a criação de soluções inéditas.
Em todos esses campos, a gestão de processos de negócios pode ser aplicada com o intuito de potencializar os resultados das empresas.
Motivações para uso do gerenciamento de processos de negócios: Economizar dinheiro; Aumentar a produtividade; Melhorar os produtos e serviços; Lançar produtos e serviços; Entrar em novas linhas de negócios. |
Podemos compreender, então, que a gestão de processos de negócios auxilia a conquista desses objetivos, aprimorando a visão crítica que as empresas têm em relação às suas formas de executar aquilo que elas se propõem a entregar ao usuário final.
Quando não há um foco permanente na realização da metodologia, as empresas são afetadas por diversos desafios, dentre os quais se destacam os seguintes:
- Profissionais com baixa produtividade;
- Desperdício de tempo, material, talento e dinheiro;
- Burocracia desnecessária e duplicação de atividades;
- Não atingimento dos objetivos de negócios.
❗ Você também pode gostar – Projeto de cabeamento estruturado: por que ele é tão importante para redes de alta velocidade? |
Mas, afinal, o que é processo?
Antes de entender a aplicação do gerenciamento de processos de negócios, é essencial destrinchar o conceito de “processo”. Trata-se de um elemento transformador, capaz de converter simples insumos, como dados e informações (também chamados entradas ou causas), em outros componentes (saídas ou efeitos) com maior valor agregado para o negócio.
Assim, na prática e na lógica de uma visão sistêmica, o processo é responsável por transformar as “entradas” em “saídas ou efeitos” que gerem resultados significativos para as organizações, como:
- Mais utilidade;
- Mais eficiência;
- Mais resultados alcançados (efetividade);
- Mais valor agregado.
Para executar essa transformação, os processos não se guiam sozinhos. Na verdade, necessitam de pessoas, ferramentas e equipamentos, além de procedimentos e métodos.
“Processo é a organização lógica de pessoas, energia, equipamentos e procedimentos em atividades projetadas para produzir um resultado final.” BPM CBOK 2021 |
Qual é a definição de gerenciamento de processos de negócios (BPM)?
Agora podemos ir adiante. Como dissemos anteriormente, o gerenciamento de processos de negócios representa uma abordagem sistemática utilizada para melhorar continuamente os processos de negócios de uma organização.
A metodologia envolve a análise, o design, a modelagem, a implementação, o monitoramento e a otimização de processos de negócios, principalmente por meio da atuação do setor de TI, com o objetivo de potencializar os resultados da empresa.
Para isso, possui alguns elementos característicos e essenciais, como:
- Análise de Processos
– Identificação e mapeamento dos processos existentes, conhecido como AS-IS.
– Avaliação da eficiência e eficácia dos processos.
- Design de Processos
– Criação de processos ou melhoria dos já existentes, conhecidos com TO-BE.
– Garantia de que os processos sejam eficientes e alinhados com os objetivos de negócios.
- Modelagem de Processos
– Criação de representações visuais dos processos.
– Utilização de ferramentas de modelagem para documentar o AS-IS e o TO-BE.
- Implementação de Processos
– Os processos desenhados são colocados em prática.
– Integração dos novos processos nos sistemas de TI existentes, se necessário.
- Monitoramento de Processos
– Acompanhamento do desempenho dos processos em tempo real.
– Uso de métricas e Key Performance Indicators (KPIs) para medir a eficiência deles.
- Otimização de Processos
– Identificação de oportunidades para melhorias contínuas.
– Ajuste e refino dos processos para alcançar melhores resultados.
❗ Você também pode gostar – Cibersegurança em foco: 4 perguntas sobre o tema que você precisa conferir agora! |
Quais são os benefícios do BPM?
- Eficiência operacional: redução de desperdícios e aumento da produtividade.
- Qualidade otimizada: processos bem definidos levam a uma maior consistência e qualidade dos produtos/serviços.
- Flexibilidade: capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado ou da estratégia empresarial.
- Transparência: maior visibilidade dos processos facilita a identificação de gargalos e problemas.
- Compliance: facilita a conformidade com regulamentações e normas.
Qual a relação do gerenciamento de processos de um negócio com o CBOK?
Você conhece a ABPMP? Trata-se de uma associação internacional de profissionais de BPM responsável por promover e difundir os conceitos e as práticas da metodologia, além de oferecer programas de capacitação e as certificações internacionais BPM Boot Camp & CBPP Exam e BPM CBPP Recertification.
Todas essas certificações são baseadas no livro Common Body of Knowledge (CBOK), material fundamental para os profissionais de TI que desejam trabalhar com gestão de processos. Ele é editado e revisado, periodicamente, pela ABPMP, que divide o aprendizado de gerenciamento de processos de negócios em nove campos do conhecimento:
Campos do conhecimento BPM CBOK 4.0 Gerenciamento de processos de negócio– Modelagem de processos – Análise de processos- Desenho de processos – Gestão de desempenho de processos – Transformação de processos Organização do gerenciamento de processos Gestão de processos empresariaisTecnologias de gerenciamento de processos de negócios |
Portanto, a relação entre os dois termos está na possibilidade de os profissionais de TI se especializarem na metodologia, por meio de um conteúdo de qualidade e de uma certificação internacionalmente reconhecida. Além disso, há também uma importante entidade, a , que oferece padrões de processo para que qualquer empresa consiga estruturar os seus projetos do zero.
❗ Assista ao webinar “Processos de negócios” na íntegra de forma gratuita! |
_________________________________________________________________
ESR: líder em ensino e aprendizado para gerenciamento de processos
Para os profissionais de TI que desejam ingressar no setor de gerenciamento de processos de negócios, a Escola Superior de Redes (ESR) oferece, em parceria com a DinsmoreCompass, uma formação completa de cursos exclusivos, realizados na modalidade EaD, com aulas ao vivo. São eles: