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Habilidades em alta no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação

Mercado de Trabalho de Tecnologia da Informação

A importância de um desenvolvimento de carreira completo, que una competências de hard e soft skills, é ainda mais evidente no mercado de trabalho de tecnologia da informação

Nessa área, tal demanda se faz necessária, uma vez que profissionais do segmento lidam com situações bastante desafiadoras e de muita complexidade, que exigem um vasto repertório de atuação e resolução de problemas.   

Assim, é preciso ter domínio do conhecimento técnico e ainda aperfeiçoar a capacidade analítica, a inteligência emocional e a aptidão para trabalhar em equipe. 

Neste artigo, vamos abordar em quais pontos você precisa focar para se tornar o candidato certo para qualquer vaga da área. 

Como está o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação para 2025 e 2026? 

Como mencionamos anteriormente, o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação está entrando em um novo ciclo. 

Ao contrário de períodos anteriores, a disputa por vagas não se resume mais a quem sabe programar ou gerenciar sistemas; agora, exige-se um conjunto robusto de hard skills de ponta, soft skills estratégicas e, em muitos casos, visão de negócios para manter a relevância. 

Essa mudança é reflexo direto de dois fatores que caminham lado a lado: a alta demanda por soluções tecnológicas em todos os setores e a escassez crônica de talentos qualificados.

Em um cenário assim, a combinação de competências técnicas e comportamentais se transforma em um diferencial decisivo para conquistar ou manter uma posição estratégica. 

E os números confirmam esse cenário. Uma projeção recente da IDC indica que a área deve crescer cerca de 13% no Brasil em 2025, superando a média da América Latina e impulsionando setores como finanças, saúde e agronegócio. 

Ao mesmo tempo, a Brasscom estima que o macrossetor de TIC possa gerar até 147 mil empregos formais apenas ao longo deste ano. 

Entretanto, como já experienciado há algum tempo, a formação anual de novos profissionais não acompanha o ritmo de crescimento do setor, o que resulta em um déficit significativo de oferta e demanda. 

Na prática, isso significa mais oportunidades, mas também mais exigências. Empresas querem profissionais capazes de integrar novas tecnologias, analisar dados em profundidade e entregar soluções de impacto em menos tempo. 

E não se trata de um contexto local. Globalmente, o CompTIA Tech Jobs Report projeta aumento de mais de 3% nas contratações de TI em 2025, com destaque para cibersegurança, computação em nuvem e inteligência artificial. Entre as carreiras de maior demanda para trabalho remoto estão:

  • Desenvolvedor(a)/Engenheiro(a) de software;  
  • Engenheiro(a)/Arquiteto(a) de sistemas;  
  • Engenheiro(a)/Analista de segurança cibernética especialista em suporte técnico;  
  • Engenheiro(a)/Arquiteto(a) de rede;  
  • Analista de dados/Mineração de dados;  
  • Consultor(a) de tecnologia; 
  • Analista de sistemas; 
  • Administrador(a) de banco de dados;  
  • Analista de business intelligence. 

Além disso, um ponto importante revelado pelo relatório é o avanço das contratações com requisito de habilidades em IA

O gráfico a seguir ilustra bem essa tendência. Desde meados de 2023, as ofertas de vagas que demandam conhecimentos em inteligência artificial cresceram muito acima da média de outras funções técnicas, evidenciando que dominar essa competência pode acelerar a empregabilidade nos próximos anos. 

Gráfico retirado do CompTIA Tech Jobs Report.  

No mercado de trabalho de Tecnologia da Informação, o Índice de Intenção de Contratação de IA representa a comparação entre vagas com requisito de habilidades em inteligência artificial, funções especializadas em IA e todas as ocupações de tecnologia entre 2023 e 2025. 

O que é preciso para começar uma carreira em TI?

Quais as profissões mais visadas no mercado de trabalho de TI em 2025 e 2026?

Profissões que combinam conhecimento técnico profundo com visão estratégica continuam em alta e se popularizam à medida que as empresas se soltaram da pandemia.  

Segundo levantamento da Forbes Brasilprofissões como especialista em aprendizado de máquina (machine learning), engenheiro de dados e especialista em IA figuram entre as que mais devem crescer, representando cerca de 23% das ocupações a serem impactadas por mudanças até 2027, conforme projeções do Fórum Econômico Mundial com apoio da Fundação Dom Cabral. 

Esse movimento sinaliza que as habilidades ligadas à IA, à automação e a dados estão não apenas em alta, mas consolidadas como fundamentais para o sucesso do profissional moderno de TI.  

Algumas das carreiras mais visadas incluem:

  • Engenheiro(a)/Arquiteto(a) de sistemas; 
  • Desenvolvedor(a)/Engenheiro(a) de software; 
  • Engenheiro(a)/Analista de segurança cibernética; 
  • Especialista em machine learning e inteligência artificial; 
  • Engenheiro(a)/Analista de dados ou cientista de dados; 
  • Arquiteto(a) de rede; 
  • Administrador(a) de banco de dados; 
  • Analista de business intelligence; 
  • Consultor(a) de tecnologia. 

Diferentemente dos perfis voltados apenas para a codificação, essas carreiras exigem um mix de especialização técnica, adaptabilidade e capacidade de gerar impacto direto nos processos de decisão, competências altamente valorizadas para qualquer empresa em transformação digital. 

Futuro do trabalho em TI: quais carreiras da área tendem a crescer? 

Afinal, quais são as 11 habilidades necessárias para quem quer uma vaga no mercado de trabalho de tecnologia da informação? 

1) Conhecimento de inteligência artificial e aprendizado de máquina 

A IA é uma das grandes realidades do setor de tecnologia. Assim, é crucial que os profissionais de TI tenham compreensão sólida das técnicas de aprendizado de máquina e dos algoritmos por trás de suas ferramentas e aplicações, como: 

  • Domínio dos algoritmos de aprendizado de máquina, como Árvores de Decisão, Redes Neurais, SVM etc.; 
  • Conhecimento das linguagens de programação usadas para desenvolver soluções de IA, como Python, R e Java, incluindo familiaridade com bibliotecas como TensorFlow, PwTorch e Scikit-learn; 
  • Compreensão do processo de limpeza, preparação e análise de conjuntos de dados para aplicativos de IA; 
  • Conhecimento das diferentes arquiteturas de IA, como Redes Neurais, Redes Convolucionais, Redes Recorrentes etc.; 
  • Habilidade no desenvolvimento de aplicativos de IA; 
  • Conhecimento de agentes inteligentes e orquestração de tarefas; 
  • Domínio dos aspectos éticos e de transparência relacionados com a IA, garantindo que as soluções desenvolvidas sejam justas, imparciais e transparentes.   

2) Habilidades de programação 

Com a crescente demanda por tecnologia baseada em software, as habilidades de programação serão um requisito essencial para qualquer profissional de TI, como já eram há bastante tempo.

É importante dominar, pelo menos, uma linguagem de programação popular, como Python, Java ou JavaScript, algo que mencionamos ser imprescindível também para a área de IA.

3) Domínio de Big Data e Business Intelligence 

O domínio de Big Data – ou seja, a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações oriundas de conjuntos de dados muito grandes – é um componente crítico do setor de tecnologia da informação.   

Além disso, o conhecimento de técnicas de análise de dados, bem como a capacidade de trabalhar com as ferramentas que fazem tal análise de dados, e a habilidade de transcrever os insights trazidos à luz por meio dos dados serão cada vez mais importantes nos próximos anos.  

Inclusive empresas orientadas por dadose que agora destinam seus investimentos em, pelo menos, 20% para IA e TI terão mais facilidade em se adaptar ao contexto digitalizado do mercado, o qual vai se potencializar ao longo de 2025 e 2026.

Ou seja, a procura por profissionais que saibam traduzir os insights dos códigos de dados para o dia a dia prático dos negócios estará em alta.   

4) Habilidade para colaboração 

A capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas é fundamental em qualquer setor, principalmente com o trabalho remoto, o que torna essa habilidade ainda mais desafiadora e necessária.  

À medida que as empresas trabalham em projetos mais complexos e, agora, com bastante incidência do modelo remoto, a colaboração eficaz se torna ainda mais importante.

Assim, é imprescindível que esta seja uma habilidade tratada não só na perspectiva do profissional, como também naquela ligada às condições que uma empresa cria para que a comunicação, o diálogo e as parcerias de trabalho se deem de forma fluida e sem entraves. 

5) Habilidade em comunicação 

A habilidade em comunicação também é um requisito para qualquer profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação.  

É necessário ser capaz de explicar conceitos complexos de forma clara e concisa para colegas e clientes. Além disso, a capacidade de se comunicar com pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos será fundamental. 

Outro ponto de destaque é utilizar a comunicação para compreender as diferentes necessidades dos clientes, inclusive em quesitos de acessibilidade. 

Focar a experiência do cliente demanda atenção para as soft skills relacionadas com a comunicação.  

6) Gosto pela aprendizagem contínua e gestão de capacitação  

Uma das características que se desejam de um profissional de TI nos próximos anos é que ele volte seu mindset para a metodologia do aprendizado contínuo e, assim, saiba como criar sua trilha de conhecimentos de forma estratégica

Em vez de tentar dominar tudo, é preferível que o colaborador se especialize em uma área e busque certificações diversas nesse sentido, por exemplo.  

7) Estar com as certificações em dia 

Certificações são uma peça de ouro para o mercado da tecnologia da informação. Muitas empresas exigem que seus funcionários tenham essas credenciais em áreas específicas, como segurança cibernética, desenvolvimento web e análise de dados. 

Por isso, o profissional de TI deve se atualizar sobre as melhores certificações do mercado para sua área de interesse e voltar seus esforços para a conquista de uma ou quantas forem possíveis. 

8) Estar por dentro da cibersegurança

O investimento em cibersegurança é uma das principais preocupações das empresas atuais. Afinal, as ameaças e os crimes virtuais têm se sofisticado com muita velocidade.

Dessa forma, entre as habilidades necessárias para se desenvolver no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação em 2025 e 2026 está o domínio de funções, ferramentas, metodologias e plataformas de segurança, seja de aplicações e nuvem, seja de servidores, etc. 

É preciso know-how básico sobre: 

  • Segurança da informação;
  • Análise de vulnerabilidades;
  • Detecção e prevenção de ataques;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Auditoria de segurança;
  • Resposta a incidentes;
  • Segurança em nuvem.

9) Computação em nuvem e arquitetura distribuída

Entre as habilidades recomendadas para o mercado de Tecnologia da Informação em 2025 e 2026, compreender o universo da cloud computing talvez seja a mais essencial.

Por quê? Segundo a Gartner,até 2027, 90% das organizações utilizarão ambientes de nuvem híbrida para otimizar custos e melhorar a resiliência

Esse cenário é impulsionado pelo crescimento acelerado do mercado. Apenas em 2025, o setor global de computação em nuvem deve movimentar cerca de US$ 723 bilhões, com destaque para serviços que integram múltiplos provedores (multicloud) e permitem maior flexibilidade na gestão de dados. 

Para o profissional de TI, dominar a integração, segurança e orquestração desses ambientes é essencial, especialmente em operações críticas e distribuídas, como aquelas baseadas em Kubernetes e microsserviços.

Assista ao webinar gratuito produzido pela Escola Superior de Redes Kubernetes e orquestração de containers 

10) Automações, DevOps e orquestração de processos

A velocidade de entrega e a confiabilidade dos sistemas também são diferenciais competitivos diretos, e é nesse ponto que automação, práticas DevOps e orquestração de processos se destacam.  

Do uso de pipelines de integração e entrega contínua (CI/CD) à aplicação de infraestrutura como código (IaC) e automação robótica de processos (RPA), essas competências permitem reduzir ciclos de desenvolvimento, minimizar erros humanos e garantir a consistência das entregas

Empresas que já operam com esse mindset conseguem responder rapidamente a mudanças de mercado e demandas dos clientes, além de ganhar eficiência operacional.  

Para o profissional de TI, ter domínio dessas ferramentas significa estar preparado para atuar em ambientes ágeis, com alto volume de deploys e necessidade constante de escalabilidade. 

11) Capacitação para equipes (visão B2B)

Como vimos, a escassez de talentos qualificados no mercado de tecnologia é um dos problemas da área. 

Por isso, as empresas que compreendem essa realidade estão investindo na formação interna como estratégia de crescimento. 

Nesse cenário, oferecer capacitação contínua para as equipes não é apenas uma ação de RH, mas uma decisão estratégica.  

Times treinados internamente absorvem novas tecnologias mais rápido, reduzem custos de contratação e aumentam a competitividade organizacional.  

Para o profissional de TI, isso significa que participar ativamente de programas internos de qualificação pode ser um diferencial na progressão de carreira. 

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Conclusão: 

De forma resumida, para um profissional ter sucesso no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação nos próximos anos, deve estar disposto a se atualizar. O mesmo se aplica às organizações.

É indicado buscar desenvolver habilidades práticas nas áreas de interesse e também algum conhecimento acerca de inteligência artificial, cibersegurança e programação, entre outras atividades comuns ao dia a dia desse especialista. 

A Escola Superior de Redes (ESR) é a principal referência do mercado em ensino para a área, com 18 anos de atuação nesse campo. 

Por meio de nossos conteúdos e, principalmente, cursos, trilhas e treinamentos, o profissional – experiente ou não – desenvolve as habilidades mais desejadas do mercado de trabalho de TI.  
Conheça nossos cursos aqui e comece sua preparação para a próxima vaga.

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